jogando conversa fora sobre A vida, o Universo e tudo mais

5 Passos para um dia mais produtivo

8 de fevereiro, 2016

Acho que uma das tarefas mais difíceis da (f)vida é se manter produtivo, especialmente se você trabalha na indústria da criatividade. A situação fica um pouco mais difícil se você não está muito satisfeito com o seu trabalho. Eu venho passando um pouco por isso nos últimos tempos e o meu primeiro conselho é: Se não está bom, então mude. A minha mudança ainda está em processo, mas enquanto não colho os frutos, ainda sim preciso me manter positiva, de mente tranquila e bom humor todos os dias… não é nada fácil.

 

produtivo

   

Primeiro de tudo, você precisa se fazer a seguinte pergunta: Pra você, qual é a parte mais difícil de se manter produtivo? e foi assim que comecei a minha rotina de super produtividade

  

Quebre a rotina nas segundas feiras

 

monday

           

Sim, a segunda feira é a pior parte da semana, não só pra mim eu sei, mas pra todos os bípedes que habitam o planeta Terra. É claro que quando você faz o que ama a segunda-feira é só mais um dia normal, mas enquanto você não chega lá é importante fazer as segundas feiras serem menos ruins. O que me ajudou a cumprir essa tarefa foi fazer alguma coisa diferente na segunda. Eu tenho uma lista de pequenas coisas que me fazem feliz e as faço pelo menos uma vez por mês, dentre elas ir na livraria, comer sushi, ir a um café, assistir música ao vivo e por aí vai. Daí decidi quebrar a rotina fazendo uma dessas coisas toda segunda feira. Isso funcionou muito bem, porque fez com que eu esperasse ansiosamente pela segunda feira em vez de me fazer querer #goreAlert arrancar os olhos do crânio.

 

Mas crie uma rotina matinal

 

get-up

                     

Se você começar o dia bem provavelmente vai terminar o dia bem. A maioria das pessoas tem muita dificuldade de acordar cedo, mas isso pode ser menos medonho, pode acreditar. Pra começar, apague todos esses alarmes que você tem entre 6:00 e 7:00 da manhã. Se você acorda às 7 então acerte um despertador pra 6:50 e outro pras 7:00. Pode não parecer, mas isso vai fazer uma diferença enorme na sua disposição o resto do dia. Ligue o rádio, a TV, o Youtube, qualquer coisa que faça o seu cérebro perceber que a vida já tá acontecendo e que tá na hora de acordar. Mais uma coisa: CAFÉ! Se você não gosta de café, tente misturar um pouco no seu leite, tomar café de manhã faz um bem danado pra sua produtividade. Ah, lembra dos 20 alarmes que você tinha, não precisa apagar, na verdade você pode relocar esses alarmes. Tipo assim:

 

4a406213-17c1-4800-8c4b-2b8fe7699434

                                     

Os dois primeiros são de acordar. O segundo marca quando você já tem que estar de banho tomado, arrumado, pronto pra tomar café. O terceiro pra quando você já deve estar arrumando as coisas pra sair. O quarto diz que é hora de você estar como pé pra fora de casa. Daí tem um quinto que diz se você já está muito mais que atrasado. Pode acreditar, esses alarmes funcionam e te ajudam a não perder a noção do tempo, especialmente se você é um distraído como eu.

 

Crie uma playlist

 

sing

                     

Se a ideia dos alarmes é demais pra você, então crie uma playlist. Se da hora que você acorda, até a hora que você tem que sair de casa você tem 40 minutos, então crie uma playlist de 40 minutos e por aí vai. Escolha músicas que te façam cantar junto, que te deixem pra cima, e mude as músicas de tempos em tempos toda semana purezemplo. Esse é um pequeno hábito que pode fazer a diferença no seu dia.

 

Ouça Podcasts enquanto trabalha

 

podcast

                 

Quando comecei a trabalhar em tempo integral como designer tive uma dificuldade muito grande de me concentrar, principalmente no período da tarde. Como sou uma pessoa da manhã, toda a minha alegria de viver vai embora de tarde. Foi aí que comecei a ouvir podcasts. Ouvir pessoas conversando sobre assuntos diversos ajudou a me manter acordada (informada) e atenta enquanto fazia as alterações do pro cliente. Esse é um hábito que carrego até hoje. Ainda vou fazer um post de indicações de podcasts.

 

Não deixe pequenas coisas estragarem seu dia

 

pequenas coisas

             

Acho que essa é a parte mais importante de se manter focado. Se durante o seu caminho pro trabalho alguém te xingou, você chutou uma pedra, você derrubou o café ou seu ônibus atrasou, lembre-se de que essas coisas no fim do dia são muito pequenas e que na verdade não representam nem 10% do que ainda está por vir. Remoer esses acontecidos durante o resto do dia não vai te fazer sentir melhor, pelo contrário. Se algo do tipo acontecer, let it go no melhor estilo Elza de ser. Essas coisas não valem a pena.

   

No final das contas, a diferença de ter uma vida mais produtiva está nas pequenas coisas cotidianas e não são tão difíceis assim de mudar, só depende da sua força de vontade

 

be happy

   

Comenta aí:

    Comentários:

  • Jamille à toa em 06/03/2016 - 12:00

    Eu amei as dicas, principalmente a de criar uma playlist própria! E sobre pequenos obstáculos estragarem o dia, é muito certo! Acontece muito comigo.
    Beijos.
    http://www.cativastes.com